Curso de Monitoramento de Linguagem em Neurocirurgia com o Paciente Acordado

Sobre o curso


Nos últimos anos, muito se avançou no campo das ressecções tumorais neurocirúrgicas por meio do desenvolvimento da craniotomia com o paciente acordado. Nestes casos, o monitoramento intraoperatório da linguagem tem sido considerada uma técnica de sucesso para a ressecção de gliomas em regiões cerebrais relacionadas às funções eloquentes e de cognição, uma vez que permitem o monitoramento da performance neurológica durante o processo intraoperatório, visando uma máxima ressecção tumoral preservando as funções neurológicas do paciente.

Nesta cirurgia, uma integração entre a equipe permite então que o paciente se mantenha acordado durante os testes e o neurocirurgião por meio da eletroestimulação cerebral direta poupe áreas essenciais para a comunicação, vida social e laboral do paciente.

O fonoaudiólogo, profissional que possui a linguagem como um de seus objetos de estudo e intervenção, realiza uma detalhada avaliação das habilidades de linguagem antes do procedimento, durante a estimulação elétrica das áreas cerebrais e após a neurocirurgia.

A avaliação das habilidades de linguagem deve compreender a complexidade dos processos que as constituem. Por isso, é importante que sejam utilizados protocolos que contemplem e analisem de maneira sensível as manifestações e alterações da linguagem no contexto cirúrgico.

Além disso, a intervenção fonoaudiológica permite descrever minuciosamente os déficits pré-operatórios, preparar o paciente para as avaliações intra-operatórias, manejar o estresse relacionado ao procedimento e, ao final, verificar os déficits pós-operatórios orientando para uma conduta terapêutica.

O curso aqui desenvolvido visa habilitar o fonoaudiólogo a realizar o monitoramento da linguagem antes, durante e após as neurocirurgias com o paciente acordado, permitindo o conhecimento das especificidades do centro cirúrgico, dos tipos de tumores cerebrais além das correlações anatomofuncionais cerebrais que permitirão a compreensão sobre os possíveis déficits e a seleção de testes adequados para cada fase do procedimento neurocirúrgico. 

Natalie Argolo

Sobre a Professora

Natalie Argolo atua com reabilitação neurológica desde que concluiu a graduação em Fonoaudiologia em 2006. Realizou especialização, mestrado e doutorado estudando os transtornos de deglutição nos pacientes com AVC e doença de Parkinson. Dentro da atuação em ambiente hospitalar, educação e pesquisa iniciou seus estudos em monitoramento de linguagem em neurocirurgia com o paciente acordado e em 2017 realizou fellow nesta área no Hôpital Gui de Chauliac em Montpellier, França com a equipe do Prof. Hugues Duffau, um dos neurocirurgiões que mais estuda esta área no mundo.

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